VOTE NO ZUIDERDAM!


O navio de cruzeiros Zuiderdam da Holland America Line, disputa no blog http://cruzeirosmadeira.blogspot.com/ , uma sondagem onde se pretende saber qual a estreia de maior impacto, no lote das primeiras escalas no corrente ano de 2008, no porto do Funchal. A par do Zuiderdam, estão o Independence of the Seas da Royal Caribbean International , o Ventura da P&O Cruises e o Summit da Celebrity Cruises. Vote Zuiderdam, conheça-o melhor: http://www.hollandamerica.com/cruise-vacation-onboard/Zuiderdam

Holanda: pequeno país - grande nação

Países Baixos - Holanda
Capital: Amsterdam
Governo: Monarquia Constitucional
Rainha: Beatrix
Primeiro Ministro: Jan Peter Balkenende

Área Total: 41,526 km² (posição 131º em áera dos países do mundo)
Água: 18.41%

Lema do Brazão de armas:
"Ik zal handhaven" (Holandês) ("Eu manterei" em português)
Hino nacional: Het Wilhelmus
Links YouTube "Het Wilhelmus":
http://www.youtube.com/watch?v=A6xhRN5zz4g&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=uMHbAKvPJkU
http://www.youtube.com/watch?v=Grv64wN1ICI&feature=related

Independência da Espanha: Declarada 26 de Julho de 1581
Reconhecida: 30 de Janeiro de 1648
Entrada na UE: 25 de Março de 1957

População (estimativa de 2007): 16,570,613 hab.
Censo de 2001: 16,105,285 hab.
Densidade populacional: 395 hab./km² (a mais alta do mundo)
PIB Total (estimativa de 2006): 541 biliões USD (23º país no mundo, recordo que a área da Holanda é do tamanho do Alentejo)
PIB Per capita: 35,078 USD (7º no mundo)

Antilhas Holandesas

As Antilhas Holandesas são um território autónomo Holandês nas Caraíbas e são formadas por dois grupos de ilhas. Um dos grupos encontra-se no norte das Pequenas Antilhas e o outro ao largo da costa da Venezuela, próximo de outra dependência autónoma dos Países Baixos, Aruba. A capital é a cidade de Willemstad, localizada na ilha de Curaçao. As ilhas do grupo do norte são: Saba, Sint Eustatius e Sint Maarten - apenas a parte sul desta ilha pertence às Antilhas Holandesas (lado do famoso aeroporto), o restante é dependente de Guadalupe, que por sua vez é dependente de França. Esta ilha dividida a meio é a única fronteira terrestre das Antilhas Holandesas. As ilhas do sul (que não pertencem às Antilhas, apesar de se encontrarem no Mar das Caraíbas) são: Bonaire e Curaçao. As ilhas do sul em conjunto com Aruba formam as chamadas Ilhas ABC.
As ilhas foram descobertas por exploradores a serviço da Coroa Espanhola no século XV, a quem pertenceram até serem conquistadas, pelos Países Baixos, durante o século XVII. Em 1954 deixaram de ter o status de colônia para se transformarem em um estado dentro do Reino dos Países Baixos.
Em 2004 uma comissão dos governos das Antilhas Holandesas e dos Países Baixos aconselhou uma revisão do estatuto do Reino dos Países Baixos, no sentido de dissolver aquela dependência. Formaram-se dois territórios separados, mas associados aos Países Baixos: Curaçao (444km2) e Sint Maarten (34km2). Bonaire (288km2), Saba (18km2) e Sint Eustatius (21km2) ficariam como “ilhas da coroa”. A 1 de Janeiro de 1986, Aruba separou-se das Antilhas Holnadesas e tornou-se uma dependência autónoma do reino dos Países Baixos.
No grupo sul das Antilhas Holandesas encontram-se vários portos naturais que dispõem de refinarias de petróleo que são abastecidas pelos petroleiros vindos da Venezuela. A refinação de petróleo constitui, por isso, a principal base da economia, especialmente, de Curaçao. Os incentivos fiscais por parte do governo encorajaram o desenvolvimento do turismo, que é o maior negócio de todas as cinco ilhas. A estabilidade política criou um território muito atractivo ao investimento estrangeiro. Willemstad, a capital, tornou-se no maior centro financeiro das Caraíbas.A agricultura é limitada pela falta de chuva. A maior parte dos produtos alimentares são importados e a água potável é conseguida por destilação. Os únicos recursos naturais do território são o sal e fosfato.
A população é de 212 226 habitantes, o que corresponde a uma densidade de 221,2 hab./km². A taxa de natalidade é de 15,76% e a taxa de mortalidade é de 6,4%. A esperança média de vida atinge 75,38 anos. Estima-se que em 2025 a população seja de 250 000 habitantes. Os mestiços negros, com 85% do total da população, constituem o grupo étnico maioritário, seguidos pelos ameríndios do Caribe, os brancos e os asiáticos. A língua oficial é o Holandês, no entanto, o papiamento é a língua materna da quase totalidade da população. Esta língua é um crioulo com influências do espanhol, português, Holandês e inglês. Também se fala o inglês e o espanhol fluentemente. Curaçao é uma ilha poliglota ao reunir interesses de Holandeses, Americanos, Venezuelanos e Franceses num pequeno território turístico, financeiro e da indústria petrolífera. A religião maioritária é o cristianismo, tanto católico como protestante.
Por curiosidade e ao contrário do que se possa pensar, o Euro não foi introduzido nas Antilhas Holandesas, a moeda contínua a ser o Florim das Antilhas.

Grolsch ... aaaaaaa

A cerveja da garrafa esquisita ... brevemente

DAF


Uma marca discreta que "marca" presença diária em autocarros e camiões, DAF.

em desenvolvimento ...

Shell

A Shell ou Royal Dutch Shell ou ainda em Holandês Koninklijke Nederlandsche Petroleum Maatschappij N.V. é a companhia petrolífera da Holanda, uma das maiores multinacionais do mundo. É a empresa com maior lucro nos Países Baixos e a segunda maior do mundo atrás da ExxonMobil. Curiosamente e apesar dos lucros que a colocam em segundo lugar mundial, a Royal Dutch Shell é a terceira maior companhia petrolífera muito por culpa da diversificação do negócio que tem efectuado nas últimas décadas. Por aqui se compreende que as restantes componentes do negócio Shell trouxeram ganhos capazes de ombrear com o negócio do petróleo. Assim a Shell é líder na indústria petroquímica e de energia solar, tem dentro do leque de negócios actividades como a exploração e produção de gás e energia, o comércio e distribuição de energia renovável. A Shell opera actualmente em mais de 140 países no mundo, tendo há poucos anos deixado Portugal (os seus interesses no país foram comprados pela Repsol).
O Grupo Royal Dutch Shell foi fundado em 1907 quando a Companhia Real Neerlandesa de Petróleos e companhia Shell Transport and Trading Company Ltd jnutaram as suas operações a fim de poderem ser competitivas no mercado mundial. Na mira estava seu principal concorrente a gigante empresa norte-americana Standard Oil. Do grupo Royal Dutch Shell, salientam-se:
- a Royal Dutch Petroleum Company que foi fundada em 1890 por Jean Kessler, Henri Deterding e Hugo Loudon, aproveitando a oportunidade e destaque dado quando estatuto real foi concedido pela rainha Guilhermina dos Países Baixos à então chamada "Royal Dutch", uma pequena companhia de exploração petrolífera.
- a Shell Transport and Trading Company uma companhia britânica fundada em 1897 por Marcus Samuel e seu irmão Samuel Samuel.Os pontos altos da história da nossa contemporânea Shell são os seguintes:
1919: Shell passa a controlar a Mexican Eagle Petroleum Company.
1921: forma Shell-Mex Limited, que comercializava produtos com as marcas “Shell” e “Eagle” no Reino Unido.
1931: devido às difíceis condições económicas após o crash de 1929, Shell-Mex funde as suas operações de mercado no Reino Unido com as da British Petroleum e criando a Shell-Mex and BP Ltd.
1975: a empresa formada em 1931 separam-se.2004: o Grupo Shell anuncia que se transforma numa estrutura de capital simples, criando uma nova companhia que se passaria a chamra Royal Dutch Shell Plc. O grupo inscreve-se na Bolsa de Valores de Londres e Amsterdam, mantendo as instalações em Amsterdam mas construíndo uma nova sede em Haia. A unificação completa é conseguida a 20 de Julho de 2005, perante a emissão uma parcela de 60/40 para os accionistas da Royal Dutch.

Para além do reconhecimento da sua grandeza como empresa, a Shell possuí um dos símbolos comerciais mais conhecidos no mundo. Tendo passado por algumas actualizações/ modernizações a imagem básica permanece intacta, a concha marinha da ostra gigante "Pecten Maximus". A origem da marca Shell deve-se à Shell Transport and Trading Company. Em 1833, o pai do fundador, também chamado Marcus Samuel, fundou um importante negócio para vender conchas marinhas a colecionadores em Londres. Em 1892, nas suas pesquisas e recolhas de espécimens de conchas marinhas na zona do Mar Cáspio, o seu filho Samuel, observou que havia potencial para exportar querosene desta região. O negócio avançou com a chegada do primeiro navio para transporte de petróleo no mundo, o "Murex". A empresa, até a data da fusão, compraria outros 4 navios.

Números da Shell
Facturação em 2006: 318.8 biliões de Dollares
Lucros em 2006: 26.3 biliões de Dollares
Funcionários: 112.000
Actual CEO: Jeroen Van Der Veer
http://www.shell.com/home/Framework?siteId=nl-nl

Vai uma Heineken?

A Heineken é uma cervejaria dos Países Baixos, fundada em 1864 por Gerard Adriaan Heineken em Amsterdam. A Heineken, possui neste momento, cerca de 115 cervejarias em mais de 65 países empregando aproximadamente 60.000 pessoas. A sua produção anual de cerveja Heineken (existe outras marcas no seio da empresa) é 121.8 milhões de hectolitros de cerveja, o que a situa como a quarta maior produtora depois da InBev, SABMiller e Anheuser-Busch. No seu país natal, a Heineken localiza-se em Zoeterwoude e 's-Hertogenbosch. A sua primeira fábrica em Amsterdam, encerrada em 1988, foi transformada em museu da Heineken, sob o título de Heineken Experience, um agradável e "verdejante" espaço a visitar.
http://www.heineken.pt/
http://www.heinekeninternational.com/homepage.aspx
http://www.heinekenexperience.com/

KLM

A KLM é uma sigla muito conhecida e normalmente é lida em Inglês por ser mais familiar, Royal Dutch Airlines, mas KLM não é RDA :o) KLM por extenso é Koninklijke Luchtvaart Maatschappij.
A companhia de aviação KLM foi fundada a 7 de Outubro de 1919 pelo senhor Albert Plesman e mantém, como é tradição na Holanda, sempre a mesma designação desde então. Por esta razão é a mais antiga empresa de aviação do mundo. Desde a primeira hora que é "real", designação concedida pela Rainha Guilhermina no ano da sua fundação.
A 17 de Maio de 1920 a KLM fez o seu primeiro voo entre Amsterdam e Londres com um avião De Havilland DH-16. Nesse primeiro ano transportou 345 passageiros e 25 toneladas de carga.
O primeiro voo intercontinental da companhia teve por destino as Índias Orientais Holandesas, a 1 de Outubro de 1924. Cinco anos depois, a KLM lança novo desafio que concretizou, voos regulares para o extremo-oriente (a mais extensa rota regular do mundo na altura). Estes voos foram interrompidos com o início da segunda guerra mundial. Em 1934 ligou Amsterdam a Curaçao nas chamadas Antilhas Holandesas, foi o primeiro voo transatlântico da KLM.
Com o final da segunda guerra mundial, a KLM voltou-se para a sua organização interna, teve que reconstruir todas as instalações de Schiphol, o aeroporto de Amsterdam, desde sempre o seu "Hub". A KLM perseguia sempre grandes desafios como forma de se destacar em relação à concorrência, foi memorável o dia em que logo após o desfecho da segunda guerra a KLM retomou os voos para os Estados Unidos, o grande aliado da Europa contra os Nazis. A KLM goza de grande reputação e carinho nos Estados Unidos, reconhecida pela história daquele país.
A KLM não mais parou de crescer, comprando cadenciadamente outras companhias regionais da Holanda. Em 1965 entrou na era do jacto com aviões Douglas DC-8. Em 1991 tornou-se a primeira empresa de aviação Europeia com um programa de passageiro frequente. Em Dezembro de 1999 foi a primeira empresa mundial da aviação a receber a certificação ISO14001 pelo seu sistema de protecção ambiental. A KLM, membro do "Sky Team", é em conjunto com a Air France os claros lideres de entre todos os parceiros. A KLM, voa para 250 destinos no mundo, emprega 31.000 funcionários, transporta actualmente 22 milhões de pessoas e 620.000 toneladas de carga por ano. Com 190 aviões, possui a mais extensa frota de aviões combi no mundo. Com sede em Amstelveen (entre Amsterdam e Schiphol) é uma referência mundial na aviação e um dos simbolos mais queridos dos Holandeses. É fornecedor de componentes e serviços a 100 empresas de aviação e tem interesses a 100% ou larga maioria nas companhias
Martinair, Transavia, Cityhopper, KLM UK, KLM Asia, KLM Cargo e ainda na Kenya Airways.
http://www.klm.com/travel/pt_en/index_default.html
http://www.klm.com/travel/nl_nl/index_default.html

Unilever, um colosso em sua casa

Muitos consumidores, distraídos, não fazem ideia de onde vêm alguns produtos que usam diáriamente em sua casa. Alguns associam o nome claramente Português como sendo um produto nacional. Distingamos o local de produção da entidade dona da marca. A Unilever, só por si, não deve levantar pistas à maioria dos consumidores mas constitui hoje um enorme conglomerado de empresas, produzindo inúmeros produtos que vão desde o ramo alimentício até o da higiene e limpeza. A Unilever, foi fundada em 1929, pelo resultado da fusão da fábrica de sabão Lever Brothers, da Inglaterra com a fábrica de margarina Margarine Unie dos Países Baixos. Fundiram pelo uso compartido de azeite de palma tanto para o sabão, como para a margarina. Hoje a Unilever é um verdadeiro império. Um líder mundial. Para perceber melhor, falemos das marcas da Unilever: Adez, Arisco, Andrélon, AXE, Becel, Bertolli, Blue Band, Calvé, Chikita, CIF, Comfort, Conimex, Croma, Doriana, Dove, Glorix, Hellmans, Hertog, Knorr, Lipton, Lux, Maizena, Minerva, Ola, OMO, Pepsodent, Planta, Rexona, Robijn, Slim-Fast, Skip, Sun, Sunil, Unox, Vaqueiro, Vaseline, Vasenol, entre muitas outras sucedâneas. Conforme a necessidade, a Unilever "afeiçoa" algumas marcas ao país. Por vezes a mudança deve-se a algo "inestético" :o) na língua do país ou por mera estratégia comercial. Por exemplo a Olá Portuguesa chama-se Kibon no Brasil ou Frigo em Itália. Há inclusive marcas próprias para cada país, ou seja, uma produção localizada de um determinado produto.
Se não era conhecedor da realidade Unilever, pensará doravante que é difícil não fazer compras sem levar um produto Unilever. É verdade, todos nós contribuímos para uma facturação anual que é estimada para este ano em 58,5 Biliões de Dollares. Se pensar no orçamento de estado Português até lhe dá uma "coisa" :o). A Unilever emprega aproximadamente 180.000 pessoas. A principal concorrência da Unilever são a Procter & Gamble, a Nestlé, a Kraft Foods, Mars Incorporated, Reckitt Benckiser e a Henkel. Nomes conhecidos mas também não populares como a Unilever. https://www.unilever-jm.com/default.asp
http://www.unilever.nl/

Blogg

Peço-vos paciência para o lento desenvolvimento do meu blogg, sou uma pessoa muito ocupada. Apesar de todo gosto e empenho em "alimentar" o novo desafio, terei que ir devagarinho. Obrigado pela compreensão.

Quando visitar a Holanda?

A melhor altura para visitar a Holanda é no final de Abril e princípio de Maio, se conseguir todo período ... melhor ainda. O objectivo é participar no festival de alegria e côr que reside nessa época. Alegria, porque a 30 de Abril festejam o aniversário da rainha. Os Holandeses são exuberantes a festejar, participando nos inúmeros concertos e actividades promovidos pela casa real. De côr, porque com a Primavera os campos de tulipas desabrocham, colorindo intensamente a Holanda. Procure informar-se antes de partir sobre como decorreu o inverno. Se foi extenso e frio, as tulipas poderão abrir mais tarde e perderá um cartaz mundial, palco ideal para as mais coloridas fotos da sua vida.