Shell

A Shell ou Royal Dutch Shell ou ainda em Holandês Koninklijke Nederlandsche Petroleum Maatschappij N.V. é a companhia petrolífera da Holanda, uma das maiores multinacionais do mundo. É a empresa com maior lucro nos Países Baixos e a segunda maior do mundo atrás da ExxonMobil. Curiosamente e apesar dos lucros que a colocam em segundo lugar mundial, a Royal Dutch Shell é a terceira maior companhia petrolífera muito por culpa da diversificação do negócio que tem efectuado nas últimas décadas. Por aqui se compreende que as restantes componentes do negócio Shell trouxeram ganhos capazes de ombrear com o negócio do petróleo. Assim a Shell é líder na indústria petroquímica e de energia solar, tem dentro do leque de negócios actividades como a exploração e produção de gás e energia, o comércio e distribuição de energia renovável. A Shell opera actualmente em mais de 140 países no mundo, tendo há poucos anos deixado Portugal (os seus interesses no país foram comprados pela Repsol).
O Grupo Royal Dutch Shell foi fundado em 1907 quando a Companhia Real Neerlandesa de Petróleos e companhia Shell Transport and Trading Company Ltd jnutaram as suas operações a fim de poderem ser competitivas no mercado mundial. Na mira estava seu principal concorrente a gigante empresa norte-americana Standard Oil. Do grupo Royal Dutch Shell, salientam-se:
- a Royal Dutch Petroleum Company que foi fundada em 1890 por Jean Kessler, Henri Deterding e Hugo Loudon, aproveitando a oportunidade e destaque dado quando estatuto real foi concedido pela rainha Guilhermina dos Países Baixos à então chamada "Royal Dutch", uma pequena companhia de exploração petrolífera.
- a Shell Transport and Trading Company uma companhia britânica fundada em 1897 por Marcus Samuel e seu irmão Samuel Samuel.Os pontos altos da história da nossa contemporânea Shell são os seguintes:
1919: Shell passa a controlar a Mexican Eagle Petroleum Company.
1921: forma Shell-Mex Limited, que comercializava produtos com as marcas “Shell” e “Eagle” no Reino Unido.
1931: devido às difíceis condições económicas após o crash de 1929, Shell-Mex funde as suas operações de mercado no Reino Unido com as da British Petroleum e criando a Shell-Mex and BP Ltd.
1975: a empresa formada em 1931 separam-se.2004: o Grupo Shell anuncia que se transforma numa estrutura de capital simples, criando uma nova companhia que se passaria a chamra Royal Dutch Shell Plc. O grupo inscreve-se na Bolsa de Valores de Londres e Amsterdam, mantendo as instalações em Amsterdam mas construíndo uma nova sede em Haia. A unificação completa é conseguida a 20 de Julho de 2005, perante a emissão uma parcela de 60/40 para os accionistas da Royal Dutch.

Para além do reconhecimento da sua grandeza como empresa, a Shell possuí um dos símbolos comerciais mais conhecidos no mundo. Tendo passado por algumas actualizações/ modernizações a imagem básica permanece intacta, a concha marinha da ostra gigante "Pecten Maximus". A origem da marca Shell deve-se à Shell Transport and Trading Company. Em 1833, o pai do fundador, também chamado Marcus Samuel, fundou um importante negócio para vender conchas marinhas a colecionadores em Londres. Em 1892, nas suas pesquisas e recolhas de espécimens de conchas marinhas na zona do Mar Cáspio, o seu filho Samuel, observou que havia potencial para exportar querosene desta região. O negócio avançou com a chegada do primeiro navio para transporte de petróleo no mundo, o "Murex". A empresa, até a data da fusão, compraria outros 4 navios.

Números da Shell
Facturação em 2006: 318.8 biliões de Dollares
Lucros em 2006: 26.3 biliões de Dollares
Funcionários: 112.000
Actual CEO: Jeroen Van Der Veer
http://www.shell.com/home/Framework?siteId=nl-nl