
O Grupo Royal Dutch Shell foi fundado em 1907 quando a Companhia Real Neerlandesa de Petróleos e companhia Shell Transport and Trading Company Ltd jnutaram as suas operações a fim de poderem ser competitivas no mercado mundial. Na mira estava seu principal concorrente a gigante empresa norte-americana Standard Oil. Do grupo Royal Dutch Shell, salientam-se:
- a Royal Dutch Petroleum Company que foi fundada em 1890 por Jean Kessler, Henri Deterding e Hugo Loudon, aproveitando a oportunidade e destaque dado quando estatuto real foi concedido pela rainha Guilhermina dos Países Baixos à então chamada "Royal Dutch", uma pequena companhia de exploração petrolífera.
- a Shell Transport and Trading Company uma companhia britânica fundada em 1897 por Marcus Samuel e seu irmão Samuel Samuel.Os pontos altos da história da nossa contemporânea Shell são os seguintes:
1919: Shell passa a controlar a Mexican Eagle Petroleum Company.
1921: forma Shell-Mex Limited, que comercializava produtos com as marcas “Shell” e “Eagle” no Reino Unido.
1931: devido às difíceis condições económicas após o crash de 1929, Shell-Mex funde as suas operações de mercado no Reino Unido com as da British Petroleum e criando a Shell-Mex and BP Ltd.
1975: a empresa formada em 1931 separam-se.2004: o Grupo Shell anuncia que se transforma numa estrutura de capital simples, criando uma nova companhia que se passaria a chamra Royal Dutch Shell Plc. O grupo inscreve-se na Bolsa de Valores de Londres e Amsterdam, mantendo as instalações em Amsterdam mas construíndo uma nova sede em Haia. A unificação completa é conseguida a 20 de Julho de 2005, perante a emissão uma parcela de 60/40 para os accionistas da Royal Dutch.
Para além do reconhecimento da sua grandeza como empresa, a Shell possuí um dos símbolos comerciais mais conhecidos no mundo. Tendo passado por algumas actualizações/ modernizações a imagem básica permanece intacta, a concha marinha da ostra gigante "Pecten Maximus". A origem da marca Shell deve-se à Shell Transport and Trading Company. Em 1833, o pai do fundador, também chamado Marcus Samuel, fundou um importante negócio para vender conchas marinhas a colecionadores em Londres. Em 1892, nas suas pesquisas e recolhas de espécimens de conchas marinhas na zona do Mar Cáspio, o seu filho Samuel, observou que havia potencial para exportar querosene desta região. O negócio avançou com a chegada do primeiro navio para transporte de petróleo no mundo, o "Murex". A empresa, até a data da fusão, compraria outros 4 navios.
Números da Shell
Facturação em 2006: 318.8 biliões de Dollares
Lucros em 2006: 26.3 biliões de Dollares
Funcionários: 112.000
Actual CEO: Jeroen Van Der Veer
http://www.shell.com/home/Framework?siteId=nl-nl